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Livro - Aracy Silva e Luís Benzi Donisete Grupioni. A Temática indígena na Escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.
Acesso dia 06/05/2020
Resumo: : Este livro, dedicado aos professores de 1º e 2º graus e a seus alunos, abarca uma ampla variedade de temas e reúnem as contribuições de vinte e dois autores, referentes a mais de duzentos povos indígenas que habitam o Brasil. Seu tema de fundo e o convívio na diferença afirmado como possibilidade efetiva.
Analisam-se, aqui, as condições necessárias para o convívio construtivo entre segmentos diferenciados da população brasileira, visto como processo marcado pelo conhecimento mutuo, pela aceitação das diferenças, pelo diálogo. A reflexão sobre os povos indígenas e sobre as lições que sua história e suas concepções de mundos e de vida podem nos trazer, aliada ao exame dos modos de relacionamento que a sociedade e o Estado nacionais oferecem aos povos indígenas constituem um campo fértil para pensarmos o pais e o futuro que queremos.
Obs.: Este livro é uma obra importante para subsidiar o professor trabalhar em sala de aula na escola com a Temática Indígena na Escola
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Artigo - Danielle Krislaine Pereira, Luis Henrique Mioto e Marisa Noda - Dialogando com os indígenas sobre a lacuna da fala indígena nos livros didáticos
Acesso dia 06/05/2020
A Lei 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, induz a pressupor que ocorreram mudanças na abordagem que a temática indígena recebe nos livros didáticos. Porém, o fato é que ainda há muito a fazer para obter uma aprendizagem mais significativa sobre povos indígenas. Nessa perspectiva, a instituição escolar é considerada uma aliada essencial para combater ideias e atos preconceituosos, e o livro didático é um instrumento importante nesse processo.
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Livro - João Pacheco Oliveira e Carlos Augusto da Rocha Freire,. A Presença Indígena na Formação do Brasil.
Acesso dia 06/05/2020
Resumo: Este livro integra a série Vias dos Saberes, desenvolvida pelo Projeto Trilhas de Conhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil / LACED – Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento / Museu Nacional – UFRJ, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), e contou com o financiamento do fundo Pathways to Higher Education Initiative da Fundação Ford e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
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Livro de John Manuel Monteiro - NEGROS DA TERRA: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo
Acesso dia 06/05/2020
Resumo: Colocando no centro do palco as populações indígenas e o contato diferenciado que mantinham com colonos e jesuítas, o historiador John Monteiro reinterpreta criticamente a formação da sociedade paulista entre os séculos XVI e XVIII.Com uma economia voltada prioritariamente para a arregimentação de mão-de-obra nativa e oscilando entre a abundância e a escassez de índios - os "negros da terra" -, os paulistas tiveram constantemente de redimensionar as suas atividades. Dessa forma, a busca de metais preciosos, a expansão do gado e o contínuo crescimento da produção agrícola, aumentando a demanda de mão-de-obra, vinculam de modo irreversível a formação econômica e social paulista à dizimação das sociedades indígenas e a uma dinâmica interna de cunho eminentemente escravista. Realizado a partir de uma ampla pesquisa documental em arquivos da Europa e do Brasil, este livro é o resultado de mais de uma década de estudos. Sua linguagem fluente e a perspicácia interpretativa do autor recomendam-no a todos aqueles que se interessam pela história social brasileira.
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Artigo: Maria Regina Celestino de Almeida - Os Índios na História: avanços e desafios das abordagens Interdisciplinares – a contribuição de John Monteiro
Acesso em: 06/05/2020
Resumo: O artigo vai enfocar a importância das abordagens interdisciplinares (histórico-antropológicas) para a compreensão mais ampla e complexa sobre a presença e atuação dos índios na história, a partir da minha própria experiência de pesquisa sobre os índios e aldeias no Rio de Janeiro. O objetivo é refletir sobre os avanços e desafios da produção do conhecimento nessa linha interdisciplinar, destacando a contribuição fundamental de John Manuel Monteiro.